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ToggleVeja os 7 principais indicadores financeiros de uma empresa
Avaliar os resultados obtidos pelas ferramentas que indicam a saúde financeira da sua empresa é fundamental. Saiba mais sobre os indicadores financeiros!
Os indicadores financeiros são ferramentas essenciais para acompanhar o desempenho e a saúde financeira das empresas.
Afinal, fornecem soluções intangíveis, personalizadas e de alto valor agregado para os clientes.
Eles são vitais para uma avaliação segura de tudo o que envolve a gestão financeira.
Por isso, apresentamos, neste artigo, os principais detalhes relacionados ao assunto para que você, empresário, consiga ter melhor direcionamento sobre como avaliá-los.
Acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo!
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O que são indicadores financeiros?
Os indicadores financeiros são formas de quantificar o desempenho, a situação e o resultado das atividades financeiras de uma empresa.
Eles permitem analisar a saúde financeira, rentabilidade, liquidez, eficiência, endividamento, bem como o crescimento e outros fatores importantes da gestão financeira.
Qual a importância para os prestadores de serviços?
Para os prestadores de serviços, os indicadores financeiros são ferramentas que ajudam a:
- Monitorar o desempenho financeiro dos projetos e dos clientes.
- Detectar pontos fortes e fracos.
- Fazer escolhas estratégicas.
- Planejar ações corretivas e preventivas.
- Estabelecer metas e objetivos.
- Gerenciar custos e receitas.
- Melhorar recursos e processos.
- Elevar a competitividade e a lucratividade.
- Entre outras vantagens.
Veja 7 principais indicadores financeiros de uma empresa
Existem diversos indicadores financeiros que podem ser utilizados por uma empresa, dependendo do seu ramo de atividade, porte, modelo de negócio e dos seus objetivos.
No entanto, alguns dos mais comuns e relevantes são:
- Faturamento;
- Lucro líquido;
- Lucro operacional;
- EBITDA;
- Fluxo de caixa;
- Liquidez;
- Endividamento.
Mas, afinal, você sabe como avaliar os indicadores em sua prestação de serviços? A seguir, apresentamos os principais fatores a serem considerados…
Como avaliar os indicadores financeiros na prestação de serviços?
Os indicadores financeiros na prestação de serviços devem ser analisados considerando algumas particularidades.
Alguns dos aspectos a serem considerados são:
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O custo de aquisição de clientes é o valor médio que a empresa gasta para obter um novo cliente, considerando fatores relacionados aos investimentos em marketing, vendas, prospecção, negociação e outros.
O CAC representa o esforço necessário para ampliar a carteira de clientes, podendo ser reduzido por meio de estratégias de fidelização, indicação, retenção e satisfação dos clientes.
Ticket Médio
Esse número indica quanto a empresa fatura em média com a venda de seus serviços em um intervalo de tempo específico.
O ticket médio mostra a capacidade de gerar receita da empresa e pode ser melhorado com estratégias que envolvam o preço, diferenciação, qualidade, valor agregado, bem como a venda cruzada e a venda adicional dos serviços.
Custo de Prestação de Serviços (CPS)
Esse número mostra quanto a empresa precisa investir em média para prestar os serviços que os clientes contrataram, considerando os gastos com pessoal, materiais, equipamentos, infraestrutura, impostos, entre outros.
O CPS indica o quão eficiente é a operação da empresa e pode ser aprimorado com estratégias que incluam fatores, como:
- Padronização.
- Automação.
- Terceirização.
- Gestão de projetos.
Além disso, é preciso considerar o controle de qualidade.
Lifetime Value (LTV)
Esse número revela quanto a empresa prevê ganhar de um cliente ao longo de todo o tempo de convivência, considerando o ticket médio, frequência de compra, taxa de retenção e a taxa de desconto.
Ele demonstra o valor estratégico de cada cliente e pode ser aumentado com estratégias de relacionamento, pós-venda, suporte, feedback, inovação, entre outros.
Quais seus benefícios para os prestadores?
Os indicadores financeiros permitem que os prestadores de serviços consigam obter uma série de benefícios.
Dentre os principais, estão:
- Melhora na tomada de decisão.
- Aumento da visibilidade do negócio.
- Identificação de oportunidades e ameaças.
Além disso, esses indicadores permitem aprimorar a gestão financeira da sua prestadora.
Portanto, é essencial ter apoio de especialistas para te auxiliar e orientar devidamente, visando evitar maiores problemas.
Como um BPO Financeiro para prestadores de serviços pode ajudar?
Pudemos perceber que os indicadores financeiros são elementos vitais para que os empresários possam ter visão clara e precisa sobre a saúde financeira do seu negócio.
Por isso, o apoio especializado é vital nesse momento.
Um BPO Financeiro para prestadores de serviços, por exemplo, é uma das soluções mais procuradas pelos prestadores, pois pode proporcionar diferentes vantagens para as empresas, como maior economia, qualidade e maior foco em suas atividades.
A terceirização ainda permite aumentar a vantagem competitiva em sua área de atuação, garantindo um diferencial no mercado, melhores resultados e desempenho.
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